quarta-feira, 9 de março de 2011

SEMIÓTICA - Análise semiótica do filme Em nome da Rosa



O filme Em nome da rosa é um omónimo do livro de Umberto Eco e conta a história que ocorreu em 1327 (séc XIV) num mosteiro Beneditino Italiano que possui na época o maior acervo já existente. Um monge é chamado para investigar vários crimes que estavam acontecendo.

Trazendo para visão semíotica a primeira que destaco é a forma como os monges morriam. Atraves do contato com os livros que estavam com as páginas envenenadas, uma forma de dizer que quem le-se aquele livro morreria e não somente literalmente. Nessa epoca a leitura de alguns livros era proibida para quase todos, somente alguns monges tinham acesso e permissão para lê-los.
O livro tambem é um simbolo da busca pela verdade, então aquele que tivesse acesso aos livros serão conhecedores da verdade, fazendo tambem mensão a religião com as palavras de Jesus: "conheceis a verdade e ela vos libertará".
O filme é repleto de metáforas em diversos assuntos, como: misticismo, racionalismo, problemas economicos, socias e políticos e principalmente o poder da igreja na epoca.
O filme faz uma critica implícita sobre o poder exercido na epoca pela igreja, onde proibia que qualquer pessoa questionasse a vericidade da igreja, o que tambem pode ser notado pelas cenas que mostram as proibições e discriçoes que a igreja tentava manter, sempre tentar estar nas sombras para que ninguem fosse conhecedor de algo e assim pudesse ser manipulado pela mesma de modo inquestionável, o que novamente vem a máxima: "conheceis a verdade e ela vos libertará", aquele que tivesse acesso a conhecimentos que somente a igreja conhecia seria livre dela.
Outro simbolo é o uso da ciencia naquela época. O renascimento estava ainda se desenrolando e este pregava a valorização do homem, não somente o divinal, e numa época onde a igreja tentava explicar tudo atraves do mistico, o monge chega e tenta arranjar explicações para os ocorridos atraves da ciencia e da razão.

O filme é repleto de sutilezas simbolicas que muitas vezes podem passar despercebidos por quem assiste mas se analisado separadamente dará maior sentido a trama como toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário