segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SEMIÓTICA - definição e simbolo!

As Notas musicais trazem consigo milhoes de significados! Para um musico ou um conhecedor de partitura ela significa o som da letra de uma musica qualquer que sera compreendida por ele, mas para um leigo musical mesmo sem compreender o qual som aquela nota faz ela ja passa a ideia de musica, de som, de melodia e de algo agradavel, ou seja, musicalidade - desperta emoçoes, e vai muito mais alem disso!

DEFINIÇÃO DE SEMIÓTICA

A semiótica provém da raiz grega ‘semeion’, que denota signo. Assim, desta mesma fonte, temos ‘semeiotiké’, ‘a arte dos sinais’. Esta esfera do conhecimento existe há um longo tempo, e revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca. Ela é, portanto, a ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significado, neste sentido define a semiose.
Ela lida com os conceitos, as idéias, estuda como estes mecanismos de significação se processam natural e culturalmente. Ao contrário da lingüística, a semiótica não reduz suas pesquisas ao campo verbal, expandindo-o para qualquer sistema de signos – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião, entre outros.

Fonte: http://www.infoescola.com/filosofia/semiotica/

E acrescento ainda: a semiótica é o estudo de tudo que nos revela significado, que nos passa uma mensagem independente da linguagem utilizada, seja ela verbal ou não, pois utiliza-se da percepção das coisas a nossa volta e o que nos leva a investigar o sentindo dessas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário